Conselhos Para a Alimentação Do Seu Filho!

Aproveitando a semana da criança… Sempre me deparo com pais preocupados com alimentação de seus filhos. Muitas crianças não têm uma rotina alimentar, comem quando sentem fome e muitas vezes comem alimentos que não possuem nutrientes que elas necessitam, comendo muitas “porcarias” nos intervalos das grandes refeições.

crianc3a7a-doce

Vai ai algumas recomendações para ajudar na alimentação dos seus filhos:

  • Os filhos têm como exemplo os pais, portanto se você não come alimentos saudáveis, muito provavelmente seus filhos também não vão comer e não vão ter curiosidade em experimentar alimentos diferentes do que eles já consomem.
  • Crie regras e rotina. Frutas são sempre liberadas, mas já outros alimentos devem ser moderados ou liberados somente fins de semana ou ocasiões especiais. A criança deve ter um horário específico para acordar e fazer todas as refeições, não se esquecendo dos lanches nos intervalos dessas refeições. Procure deixar as crianças mais velhas opinarem no cardápio, mas sempre dando sugestões de alimentos saudáveis, como por exemplo: Você prefere alface ou rúcula para sua salada? Abobrinha ou chuchu para acompanhar o almoço?
  • Apresente novos alimentos para o cardápio das crianças, quanto mais novas mais suscetíveis a novidades. Experimente você mesma os novos alimentos e mostre para as crianças o quanto a comida é saborosa e o quanto faz bem aquele novo alimento servido.
  • Mude o cardápio com frequência. Substitua os alimentos da mesma cadeia, mude a forma como são servidos, corte as verduras e frutas de formas divertidas e que vão chamar a atenção das crianças.

Fun

  • Doces e comidas de fast food devem ser evitadas, mas é bom não radicalizar. Se a criança insistir deixa-a comer de vez enquanto. Guloseimas na casa da vovó estão sempre presentes, não se estresse com isso, o importante é a educação do dia a dia. Uma outra alternativa também é apresentar para as crianças formas mais saudáveis para comer esses fast food e doces que eles tanto adoram. Faça um sanduíche caseiro com hamburger feito em casa, sem conservantes e sem fritura. Asse a batata no lugar de fritá-la. Faça doces com açúcar mascavo, cacau puro, óleo de coco, etc. Invente receitas gostosas e saudáveis.
  • Um erro grande dos pais é substituir uma refeição por biscoitos, pães, iogurtes e toddynhos quando a criança não quer comer ou não comeu o suficiente. Se ela não quiser comer na hora que a comida foi proposta, tente novamente mais tarde. Se mesmo assim ela decidiu não comer aguarde até a próxima refeição e se ela sentir fome enquanto espera sempre dê a opção de frutas ao invés de guloseimas.
  • Não force a criança a comer tudo que está no prato. Se ela chorar não ofereça doces ou biscoitos em troca. Sempre explique porque a salada vem antes do prato principal e porque a sobremesa vem por último. Não deixe que os doces virem recompensas por ela ter comido toda a comida. Algumas crianças vão entender que comer comida saudável é punição e doce é recompensa. Vão levar isso para a vida adulta.
  • A melhor maneira das crianças comerem é sentadas à mesa. A hora da refeição deve ser um momento de tranquilidade, sem televisões, vídeo games e telefones distraindo. Crianças que comem distraídas podem comer mais do que necessitam, pois não estão vendo o que estão comendo e não vão reconhecer quando estarão satisfeitas.

d1d86a79-25a4-4523-a6f9-61d85d5f407d

Aproveite esse Dia das Crianças para pensar e organizar com criatividade a comida do seu filho. É possível sim comer muita coisa gostosa e saudável ao mesmo tempo.

Feliz Dia Das Crianças!

redmark.1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s