Yoga Infantil

img_8126

O programa de Yoga Para Crianças foi idealizado pela professora de Ashtanga Yoga Ana Flávia Nascimento e hoje é praticado no Instituto Amaa todas as sextas-feiras.

Yoga para Crianças é uma forma lúdica de educação integral que utiliza a experiência corpóreo sensorial como suporte para o trabalho terapêutico desenvolvido de forma que a criança aprenda sobre si mesma e sobre como mover-se com confiança na vida. No contexto das aulas, as posturas psicofísicas ou asanas preparam o corpo para o desenvolvimento integrado do intelecto e dos sentimentos, enquanto que os yamas e nyamas – princípios éticos como a não violência, o cultivo da verdade e da alegria – são ensinados através de histórias narradas numa linguagem lúdica e arquetípica que falam à alma da criança.

collage

As aulas são preparadas de acordo com a necessidade das crianças do grupo, visando colaborar com o pleno desenvolvimento das mesmas. As aulas sempre contemplam a prática de asanas (posturas ativas e passivas), as quais têm como objetivo levar as crianças a experimentarem momentos de profunda interação social junto com os colegas, como também momentos de concentração, relaxamento e contemplação (através da música, da arte, da natureza).

As aulas são adaptadas ao universo da criança, sendo assim, dinâmicas com momentos de intensa movimentação na sala, com brincadeiras e jogos – cuja duração varia de acordo com a idade dos praticantes. Quanto menor a idade, menor a capacidade de concentração e, portanto, menor a permanência em cada postura. Com o tempo de prática as crianças conseguem ficar mais tempo respirando em cada postura, obtendo consequentemente maior domínio sobre si mesmo e concentração. E é nesta dança de movimentação e aquietação que o universo infantil vai se revelando e expressando em sua plenitude.

São múltiplos os benefícios do Yoga para a criança. O Yoga ajuda no desenvolvimento psicomotor, no aumento de sua concentração e proporciona um estado de bem-estar consigo mesma e de melhora em seus relacionamentos. Além disso, pode refinar seus sentidos e desenvolver valores ecológicos e humanistas. Algumas posturas têm efeitos diretos sobre determinadas partes do corpo, como, por exemplo, urdhva dhanurasana, a postura da ponte, que fortalece toda a musculatura do corpo e beneficia o sistema nervoso, abre o plexo cardíaco liberando emoções bloqueadas, além de aumentar a flexibilidade e elasticidade – qualidades inerentes às crianças que devem ser preservadas.

img_8170

O objetivo da prática de Yoga para Crianças é canalizar a vitalidade infantil para o desenvolvimento harmonioso de sua mente, sem forçar nada, apenas incentivando a criança a expandir sua criatividade, alongar seus músculos, ouvir seus próprios sons (respiração e batimentos cardíacos), cantar e representar personagens míticos, animais, o sol, a lua, as profissões, dentre outros elementos do vasto repertório do Yoga adaptado ao universo da criança. E assim, brincando, ela vai aprendendo e praticando as posturas. Conduzida e acompanhada amorosamente pelo professor e sempre incentivada a se expressar com espontaneidade, a criança entra no exercício proposto do seu jeito, sem ser julgada, apenas apoiada para estar presente e continuar expandindo suas possibilidades. Desta maneira, a criança vai sendo conduzida a investigar seu próprio corpo e movimento, assumindo posturas físicas e incorporando suas qualidades psíquicas como experimentar ser firme como uma árvore, livre como um pássaro, forte como um guerreiro e brilhante como o sol.

Traga o seu filho para fazer uma aula experimental.

Mais informações no Instituto Amaa: (34)3219-0500.

logo_cor_full

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s