Como Cultivar Uma Horta Em Casa?

IMG_8112

Sempre incentivo meu paciente a  cultivar horta em casa!

É muito importante tentarmos diminuir a quantidade de agrotóxicos que consumimos no  dia a dia. Já falei (aqui) que o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos no mundo. E falei um pouco de como tentar retirar metais pesados dos alimentos.

Cultivar uma horta em casa requer espaço, dedicação e paciência, mas os benefícios superam qualquer obstáculo.

1° Passo – Escolhendo o local:

A maior parte dos vegetais preferem ambientes arejados (mas com pouco vento) e que sejam ensolarados durante a maior parte do dia.

2° Passo – Escolhendo o tipo de recipiente para o canteiro:

A escolha do recipiente dependerá do espaço disponível. Precisa ter menos de 25cm de altura, exceto quando for cultivar o açafrão (que utilizamos o rizoma), que requer mais de 30cm de profundidade. Além disso, qualquer tipo de vaso a ser utilizado precisa ter furos no fundo para o escoamento do excesso de água.

  • Os vasos são ideais para temperos e rizomas;
  • Os potes podem ser utilizados para o cultivo de temperos e pequenas ervas, inclusive como objeto de decoração;
  • As floreiras são indicadas para quem tem mais espaço, e comportam mais de um tipo de erva, tempero ou vegetal;
  • As garrafas pet vazias também são bons recipientes para o plantio. Podem ser recortadas na forma de vasos, potes ou pequenas floreiras, que podem ser colocadas no chão ou penduradas em muros e paredes;
Captura de Tela 2015-11-05 às 18.15.52
Foto: VPonline

3° Passo – Escolhendo a terra:

A escolha da terra é um passo importante, pois fornecerá todos os nutrientes necessários para o crescimento das plantas. Dê preferência às terras orgânicas e próprias para o cultivo, que já estejam adubadas.

4° Passo – Montando os canteiros:

  1. No fundo do recipiente escolhido, coloque uma camada de argila expandida (pedras);
  2. Acima da argila, coloque uma manta para drenagem ou uma camada de areia;
  3. Coloque uma camada de terra;
  4. Posicione as mudas e preencha o restante com a terra, deixando a planta firme;
  5. Regue bem;

collage

Manutenção:

  • Coloque o dedo na terra para saber se precisa regar. A terra deve se manter úmida, mas não encharcada;
  • A cada 30 dias coloque um pouco de adubo orgânico (húmus de minhoca);
  • Sempre corte as folhinhas a serem utilizadas com uma tesoura. Evite arrancar!
  • Não deixe a água ficar acumulada nos pratinhos ou no chão abaixo do recipiente do canteiro, evitando assim a propagação de insetos;
  • Para combater pragas e insetos em sua horta, borrife nas plantas uma mistura de 100g de citronela, alho ou pimenta-malagueta em 1 litro de água fervente. Quando esfriar, borrife a mistura sobre as plantas, a cada 15 dias;
  • É necessário fazer o replantio quando observar que, mesmo com todos os cuidados, a planta está com o crescimento mais lento, secando ou murchando;

Bom cultivo!

greenmark.1

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s