Tipos de Sal e Qual usar?

vitao-alimentos-integrais-alimentacao-saudavel-sal-marinho-sal-refinado-diferencas

sal de cozinha (Cloreto de Sódio) é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Ele ajuda no equilíbrio hídrico e a regular as células do nosso corpo. A quantidade diária de sal que deve ser consumido é de menos de 6 gramas (menos de 2,4g de sódio- o equivalente a 1 colher de café de sal ao dia), mas o consumo no Brasil vem crescendo ano a ano. Os brasileiros chegam a consumir duas ou três vezes mais do que o necessário em um dia.

Não utilizamos o sódio somente para salgar os alimentos; grande parte das frutas, legumes e verduras já possui quantidades de sódio na sua composição, além disso, a maioria dos alimentos industrializados possui sódio para ajudar na conservação dos alimentos.

Sal em excesso pode causar retenção de líquidos, aumento da pressão arterial e doenças cardíacas e renais. Além disso, os sais refinados acidificam nosso organismo, dificultando o trabalho do nosso metabolismo e contribuindo com a retirada do cálcio e magnésio do osso. Quem usa sal em excesso fica mais suscetível a ter câncer no estômago e osteoporose.

Atualmente já encontramos no mercado vários tipos de sais:

sal_shutterstock.1

Sal refinado: É o mais comum. Por exigência do Ministério da Saúde, a suplementação de iodo é obrigatória para evitar doenças na tireóide como o bócio e o hipotireoidismo. Este é o sal que mais acidifica o organismo.

Sal marinho:  O sal marinho é obtido pela evaporação da água do mar e seu conteúdo mineral lhe dá um sabor diferente do sal de mesa, que é obtido a partir de rochas. Normalmente, este não passa pelos processos de refinamento que acidificam o sal. Este é mais alcalinizante e portanto, mais interessante de ingerir.

Sal grosso: É o sal refinado sem os processos de refinamento, isso quando é integral. Preservam as propriedades dos alimentos e evitam o ressecamento. É usado principalmente para churrascos.

Sal Light: Foi desenvolvido para diminuir a quantidade de sódio consumido. Possui menos da metade de sódio encontrada no sal refinado, pois também possui cloreto de potássio. É indicado para pessoas com hipertensão, mas não é indicado para pessoas com problemas nos rins devido a quantidade de cloreto de potássio na sua composição. Como é um sal mais leve de gosto, o perigo é abusar. Lembrando que é um sal refinado, o qual também acidificam o corpo.

Flor de sal: É retirado das salinas. Apesar de conter minerais importantes como magnésio, iodo e potássio, podem conter mais sódio do que o sal refinado. Deve ser acrescentada após o preparo. Combina com qualquer prato, até sobremesas, pois é capaz de realçar o sabor, sem fazer com que o alimento perca sua característica original. Tem mais nutrientes e menos toxicidade.

Sal defumado: De aparência cinza revela um gosto levemente adocicado. Os sais são defumados na fumaça fria da queima dos barris de carvalho usados no envelhecimento do vinho Chardonnay.

Sal Rosa do Himalaia: É um sal Gourmet. É encontrado nos pés da montanha do Himalaia, uma região que já foi banhada por mar. De sabor um pouco metálico e suave, é rico em ferro e manganês. É menos tratado e mais natural. Não acidifica o organismo como o refinado de mesa.

Prefiro utilizar o sal marinho orgânico para o dia a dia e para preparações como salada, peixes e para finalizar algumas preparações gosto do sal rosa ou flor de sal. Para os hipertensos também sugiro esta combinação, sendo a  melhor opção  mudar alguns hábitos e moderar o consumo de sal e alimentos ricos em sódio no  dia a dia.

Algumas dicas para ajudar a diminuir a ingestão excessiva de sódio:

  • Evite alimentos em conserva, enlatados, embutidos, temperos e molhos industrializados e amêndoas, amendoins e castanhas com adição de sal;
  • Faça temperos naturais com ervas ,cebola e alho;
  • Não adicione sal nas verduras e legumes, utilize o seu tempero natural para temperar;
  • Fique atento a quantidade de sódio nas embalagens dos produtos industrializados, você se surpreenderá com a grande quantidade de sódio nos alimentos;

redmark.1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s