Tipos de Açúcares e Qual Usar?

Açucares 3

Açúcar é o nome dado a certos carboidratos, geralmente doces e solúveis em água, como sacarose, a glicose e a frutose. Além disso pode ser uma substância doce, solúvel em líquido e extraída especialmente da cana-de-açúcar e da beterraba.

Temos a concepção que açúcar faz mal para a saúde e não deve ser consumido, mas muito pelo contrário o açúcar correto e utilizado da forma certa traz muitos benefícios para a saúde.

Existem vários tipos de açúcares, naturais (mel, melado, melaço, frutose, açúcar natural das frutas, e agave) e industrializados (cristal, refinado, confeiteiro, light, mascavo, demerara e orgânico). Entre os açúcares industrializados a diferença são as etapas de produção, alguns são mais processados do que outros.

Mel, melado, melaço, agave

Mel: É extraído de flores, possui nutrientes que ajudam na imunidade. As pessoas substituem o açúcar pelo mel, mas essa substituição deve ser cuidadosa. Como o mel tem muita glicose, o uso excessivo pode prejudicar a saúde.

Melado ou melaço: É extraído da cana-de açúcar. Conserva todos nutrientes, como ferro, cálcio, selênio, manganês e o cobre. É uma ótima forma de adoçar comida e sucos.

Frutose: É o açúcar extraído de frutas e do milho. Apesar de natural, tem menos vitaminas que os outros.

Agave: É extraída do cacto. Ela possui mais de 80% só de frutose. Seu índice glicêmico é bem menor do que a do mel e a do açúcar. Isso significa que entra bem lentamente no sangue e não se transforma tão rápido em gordura.

Açucares 2

Açúcar Cristal: É o menos processado de todos os açúcares. É fonte de energia, mas não possui nutrientes além do carboidrato, 90% das suas vitaminas são retiradas. É extraído da cana-de-açúcar e por possuir grânulos grandes é mais difícil de ser dissolvido. É a partir dele que outros açúcares são produzidos.

Açúcar Refinado: É obtido a partir da diluição do açúcar cristal. O enxofre é adicionado para dar a coloração branca fazendo com que vitaminas e sais minerais acabam sendo perdidos durante o processamento.

Açúcar de Confeiteiro: Passa pelo mesmo processo do refinado, mas o amido de arroz, de milho ou fosfato de cálcio são adicionados para que os minicristais não se juntem novamente. Normalmente é usado no preparo de doces.

Açúcar Light: É resultado da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, o adoçante garante que a ingestão calórica seja menor, quando comparado ao consumo de açúcar refinado.

Açúcar Mascavo: É o açúcar em forma bruta por não passar pelo processo de refinamento (apresentando coloração mais escura e sabor mais forte), a qualidade nutricional é melhor. Apresenta vitaminas e minerais que não estão presentes na versão refinada.

Açúcar Demerara: De cor marrom-clara, passa por leve refinamento e não tem aditivo químico. Tem altos valores nutricionais

Açúcar Orgânico: Para a produção não são utilizados ingredientes artificiais, a cana é cultivada sem fertilizantes químicos. Suas características nutricionais se assemelham com as do açúcar mascavo. Já existem no mercado algumas opções, como o açúcar cristal orgânico e o açúcar demerara orgânico. Lembrando que o demerara possui mais nutrientes do que o cristal, mesmo sendo orgânico.

O açúcar mascavo e o demerara são as melhores opções, possuem o valor nutricional similar, e conservam os nutrientes, pois não sofrem processos químicos. Vale lembrar que as calorias são as mesmas do açúcar refinado, ou de qualquer outro (exceto o light, que possui adoçante em sua composição) 1g = 4 kcal.

O ideal é não consumir produtos com excesso de açúcar e edulcorantes, como refrigerantes e doces de padaria. Não adicione o açúcar em sucos, chás e café e quando fizer, tomar muito cuidado na quantidade (sempre pouco). Opte pela melhor opção de açúcar: quanto mais escuro e orgânico, mais nutrientes são preservados e menos aditivos químicos são adicionados. Seu organismo agradece!!!

yellowmark.1

Anúncios

Um comentário sobre “Tipos de Açúcares e Qual Usar?

  1. Pingback: Açúcar Ou Adoçante? | Lu Crosara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s