Índice Glicêmico? O que é isso?

15_24_17_689_file.1

O Índice Glicêmico é a rapidez com que o açúcar de um alimento atinge a corrente sanguínea. Ele sinaliza a forma como o carboidrato é digerido, absorvido e utilizado. O conteúdo do alimento determina a velocidade com que o carboidrato que ele possui alcança a corrente sanguínea, assim o Índice Glicêmico nos mostra o quão rápido certos alimentos elevam os níveis de açúcar no sangue.

O consumo de alimentos ricos em carboidratos que são digeridos rapidamente são responsáveis por um rápido aumento da concentração de glicose sanguínea, sendo portanto de alto índice glicêmico. Os alimentos que contém carboidratos de digestão lenta, e portanto liberam glicose gradualmente na corrente sanguínea são os de baixo índice glicêmico.

Existem diversos fatores que interferem na resposta glicêmica dos alimentos, como a procedência do alimento, tipo de cultivo, forma de processamento e cocção, consistência e teor de fibras.

Exemplos de alimentos:

  • Alto Índice Glicêmico: arroz branco, pão branco, batata cozida, bolacha de Água e sal
  • Moderado Índice Glicêmico: arroz integral, pão integral, banana madura, melão, laranja
  • Baixo Índice Glicêmico: feijão, aveia, banana verde, maçã, pêra, ameixa

A ingestão de alimentos com alto IG causa menor poder de saciedade, resultando em excessiva ingestão alimentar, favorecendo o aumento do peso corporal. Além disso, o consumo desses alimentos pode alterar o perfil lipídico e a secreção insulínica, favorecendo o aparecimento de doenças cardiovasculares e de diabetes mellitus. Observou-se ainda que a ingestão de alimentos de baixo IG tende a aumentar o teor de massa magra e a diminuir, significativamente, o teor de massa gordurosa corporal.

Se você ingere alimentos com IG alto, o corpo lança grandes quantidades de insulina para tentar manter os níveis de açúcar. A insulina é um hormônio que tem o poder de levar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio, mas estes depósitos têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordurosos e triglicérides, que serão armazenados na forma de gordura.

Esse é um dos motivos que na nutrição funcional não contamos calorias, mas sim focamos no índice glicêmico dos alimentos. Quanto mais estável for a glicose no sangue, menos chance de depositar gordura, de perder massa magra ou de ter compulsão.

Podemos diminuir o índice glicêmico dos alimentos de várias formas. Exemplo: misturando com farinhas como a aveia, semente de chia ou canela ou com alimentos ricos em gordura do bem como castanhas. Preste atenção e organize seu plano alimentar de baixo índice glicêmico com seu nutricionista.

redmark.1

Anúncios

3 comentários sobre “Índice Glicêmico? O que é isso?

  1. Cristina Helena Campos Mesquita Vaz

    Lu , quero agendar uma consulta com vc . Como proceder?
    Aguardo retorno
    Grata

    Enviada do meu iPhone

    >

    1. Olá Cristina,
      Boa tarde!

      Para marcar a consulta é só ligar no meu consultório (34)-3219-0500 e falar com a secretária. Ela te passará minha disponibilidade!
      Qualquer dúvida estou a disposição.

      Abraços,
      Lu Crosara

  2. Pingback: Tipos de Farinhas Sem Glúten! | Lu Crosara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s