Alimento Que Não Deve Faltar No Seu Plano Alimentar: Banana Verde

IMG_4933.1

A Banana verde é uma excelente fonte de nutrientes importantes de proteínas, lipídeos e minerais como cálcio, ferro, magnésio, zinco e fósforo. Também é rica em amido resistente, que contribui para o equilíbrio da microbiota intestinal, prevenindo o câncer colorretal e o aparecimento de úlceras de estômago, além de melhorar quadros de diarreia ou constipação intestinal e problemas de digestão. Ainda, auxilia no aumento da saciedade (contribuindo para a perda de peso) e no tratamento de certas
doenças, como o diabetes mellitus e dislipidemias.

A Banana Verde pode ser consumida na forma de Biomassa, isto é, uma preparação feita usando a polpa da banana verde cozida. Entre os benefícios da Biomassa de Banana Verde estão a melhora da imunidade, controle de colesterol, previne o
diabetes e evita o acúmulo de gordura abdominal.

Ela pode ser acrescentada na preparação de feijões, sopas, molhos, bolos, vitaminas, sucos, patês, massa de pão, entre outros.

Por ser um pouco diferente do que estamos acostumados, resolvi fazer em vídeo para ficar bem explicado. Confira o vídeo abaixo:

IMG_4840

Ingredientes:

  • 8 Bananas Verdes
  • Água para cozimento

Modo de preparo:

  • Tire as bananas do cacho, com cuidado para que o corte seja bem rente e não abrir as bananas contaminando-as;
  • Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão. Enxágue bem;
  • Em uma panela de pressão, coloque água até na metade e deixe ferver;
  • Quando estiver fervendo coloque as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos. É muito importante que a água esteja fervendo, faz parte do choque térmico do processo;
  • Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas. Espere o vapor escapar naturalmente (não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo). Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
  • Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quente no processador, acrescente um pouco da água do cozimento para ajudar a bater e processe até obter uma pasta bem espessa.

Obs: Caso não seja utilizada imediatamente, guarde a polpa em recipiente de vidro. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, reprocessando-a no momento do consumo.

greenmark.1

Anúncios

Um comentário sobre “Alimento Que Não Deve Faltar No Seu Plano Alimentar: Banana Verde

  1. Pingback: Receitas Funcionais: Brigadeiro de Biomassa De Banana Verde | Lucyane Crosara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s