Atualmente o estresse da vida cotidiana afeta muito na relação conjugal de um casal e principalmente na educação dos filhos. Estudos têm mostrado que pessoas que são realizadas no trabalho nem sempre são felizes no ambiente familiar.
O que ocorre, muitas das vezes, são casais que não conversam entre sim, mas quando digo não conversam quero dizer que não discutem assuntos relacionados a família, trabalho e lazer. No caso dos homens, para poupar as suas parceiras, deixam de conversar sobre os problemas no trabalho, sobre os seus sentimentos e principalmente sobre as dificuldades do casal, como problemas com filhos e necessidades financeiras.
Para um relacionamento dar certo e ser duradouro o casal deve “trabalhar” em harmonia, um deve ter admiração pelo outro e valorizar as atividades realizadas pelas duas partes. Não tem uma parte que ganha mais do que o outro, os dois são parceiros e ganham e perdem juntos. O que acontece muito hoje em dia é a mulher não ter o seu trabalho feito em casa reconhecido pela sociedade e principalmente pelo marido. Isso desgasta ainda mais o relacionamento e afeta na criação dos filhos.
Ambientes que os filhos são criados em harmonia, com valores e unidos, não importando as circunstâncias sociais, mostram que os filhos buscarão parceiros com ideais semelhantes aos ideais que têm em casa e criarão seus filhos da mesma forma. Pais felizes e realizados oferecem mais chances para os filhos trilharem o mesmo caminho.